sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Técnico em manutenção ou técnico em formatação? Qual deles você prefere?


Olá pessoALL, tudo bem?

Em meu dia-a-dia sempre me deparo com pessoas que potencialmente podem se tornar meus clientes.

Obviamente, antes de começar o diagnóstico, deixo as informações claras ao clientes sobre o que será feito, como será feito, o tempo aproximado para conclusão do trabalho e o valores envolvidos.

Já não me admira quando algum potencial cliente "esperto" me dá a solução do problema, como num passe de mágica: "acho que vai ter que formatar né". A maioria das pessoas mal sabe o que é formatar, mas de tanto ouvirem os "técnicos em formatação" darem somente essa solução para os problemas já cospem essa palavra antes mesmo de pensarem.

Como diria o meu velho professor do curso técnico em hardware (e isso há uns 10 anos atrás hein): "Já não se fazem técnicos como antigamente". Os "técnicos em formatação" veem um atalho para ganhar seus trocados de maneira fácil, muitos nem perdem tempo de pelo menos examinar o sistema mais a fundo. Já vão com aquele pensamento de que "se demorar muito eu nem vou perder tempo, já trago pra formatar". Isso sem contar daqueles que "formatam" o HD do cliente, levando junto suas preciosas fotos das viagens, seus documentos de trabalho, petições, requerimentos, etc.

Em um de meus últimos atendimentos, trabalhei duro. Foram 8 horas de trabalho em um dia, e para terminar de realizar os procedimentos necessários no dia seguinte foram mais 3 horas. E, pasmem, sem precisar formatar o computador!!!

Agora façam as contas. Multipliquem o total das horas por R$50 e vejam o valor. Será que um "técnico em formatação" cobraria esse valor? Acho que não. Já um técnico em manutenção...

$orte e $ucesso.

Claudio R. E. Boaventura

6 comentários:

  1. Desculpe, mas então você acha honesto com o cliente cobrar por tantas horas, se resolveria somente formatando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joelmo, salve!

      Seja bem vindo ao blog, e fico agradecido por seu comentário, volte sempre! :-]

      Pois é, eu acho honesto resolver o problema do cliente, independente do valor cobrado e do tempo gasto.

      O que me deixa muitíssimo indignado é alguns "técnicos" somente para formatar o computador, cobrarem seus R$20,00 para isso e resolvendo somente os SINTOMAS, sem nem ao mesmo fazerem testes no computador para verificar a(s) CAUSA(S) do(s) problema(s) (memória, HD, temperatura, vírus, etc). "Formata" o computador agora, e daqui um mês volta a dar problema e tem que "formatar" de novo (é um ciclo infinito, e sem contar que tem alguns que ainda formatam "di grátis" por ter dado garantia do serviço). E quantos deles usam softwares originais, você conhece algum? (dá pra contarmos nos dedos). Esses "profiçionais" acabam criando uma má fama, não só na área de Informática, mas também nas outras, já que pessoas deste tipo estão presentes em diversas áreas e não possuem uma etiqueta na testa dizendo se são boas e ruins, e o pior de tudo não sabemos como trabalham .

      Formatar por formatar, até meu filho de 9 anos faz isso, e melhor do que alguns por aqui que se dizem técnicos.

      $orte e $ucesso,

      Claudio R E Boaventura

      Excluir
  2. E ai Claudio tudo bem?

    encontrei seu blog hoje, e é muito bom, parabéns.

    Amigo estou começando o ramo de informática , me deparo com vários computadores defeituosos com apenas 3 meses de formatação, e a maioria dos clientes reclamam e nos condenam, mas tenho dedicado meu tempo em outros problemas e tenho visto que muitos é devido a aquecimento, enfim, quero investir um pouco mais, vale a pena comprar o kit de diagnóstico que vende no mercadolivre? um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Unknown, salve!

      Poderia se identificar ao fazer comentários? É muito desagradável falar com quem não sabemos quem é de fato... :-]

      Não conheço esse kit mencionado por você, o correto é você se informar com os vendedores do próprio Mercado Livre.

      $orte e $ucesso,


      Claudio R E Boaventura

      Excluir
  3. Gostei

    Também trabalho de maneira idônea, límpida, justa, honesta, séria, profissional.

    Os formatadores apenas formatam, não estão nem aí para a saúde do Computador dos clientes, nem ao menos abrem as máquinas (fora de garantia) para revisar o estado do Hardware, a limpeza, etc.

    Gosto quando os Formatadores quebram a cara, nem ao menos conseguem formatar, se desesperam com àquele Computador, daí o cliente se desespera e solta o verbo pra cima do pobre Formatador, por fim R$ @ R$ 30 termina gerando uma GrAnDe dor de cabeça a ambos.

    O cliente esquece que pagou +/- R$ 1.000,00 pelo seu Computador e termina entregando ao um cidadão que fará uma manutenção por R$ 30,00 'kkkkkkkkkkkkk' será dor de cabeça certa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marino, salve!

      Com certeza, é dor de cabeça na certa, para ambos...rsrs

      $orte e $ucesso,


      Claudio

      Excluir

Atenção: leia atentamente as regras antes de postar

Todos os comentários "anônimos" serão excluídos, portanto utilize as outras opções para comentar.

- Todos os comentários são moderados. Não é permitido o uso de palavrões, conteúdo ofensivo, pornográfico, preconceituoso, racista ou que fuja do assuntos das postagens;
- Só respondo aos comentários feitos aqui no blog. Dúvidas ou perguntas enviadas por e-mail não serão respondidas;
- Os comentários serão respondidos conforme a disponibilidade de tempo, entenda que tento ajudar todos gratuitamente, além disso tenho outras obrigações e não sou obrigado a atender ninguém prontamente, talvez demore algum tempo para eu responder;
- Links apontando para outros sites, sem a prévia solicitação, serão excluídos. Comentários com erros grosseiros de português não serão aceitos;
- O autor se reserva ao direito de rejeitar comentários que contrariem sua honestidade, integridade ou moral;
- É proibida a cópia integral do conteúdo deste blog sem a expressa autorização do autor. É permitido o uso do conteúdo para elaboração de novos artigos, desde que sejam mencionados a fonte e o link para o post original;
- Alguma dúvida? Fique a vontade para perguntar, pois o conteúdo aqui é feito por vocês e para vocês.

Obrigado pela visita!!!