Olá pessoALL, tudo bem com vocês?
Já faz alguns dias que estou com esse post "encaixotado" aqui, e resolvi publicá-lo. Só lembrando que meu intuito não é o de causar polêmicas, mas sim o de colocar informações aqui que diferenciem um consultor de um técnico.
O motivo que me levou a escrever este artigo foi devido ao fato de alguns profissionais da área de Informática, bem como de outras, de um dia para outro estamparem o rótulo de consultor na testa, talvez por desconhecimento deles próprios, ou o que é mais comum, que é o desconhecimento por parte dos clientes sobre como é o trabalho de um consultor sério. Existem profissionais inescrupulosos que acham que só porque "ajudam" o cliente com alguma informação já são consultores, o que não é verdade. A consultoria vai muito além do "fornecer informações" ao cliente.
Basicamente, o trabalho do técnico é o seguinte:
- Identificar um defeito no equipamento em que será executada a manutenção;
- Trocar componentes defeituosos;
- Reinstalar o sistema operacional, ou seja, "formatar", como a maioria chama por aí;
- Instalar e configurar periféricos;
- Instalar e configurar redes, entre outros serviços;
- Configurar servidores usando tando sistema operacional Windows quanto Linux.
Percebam que em nenhum momento foi comentado "como" será feito, agora algumas diferenças do consultor em relação ao técnico:
- Além do conhecimento técnico, o consultor possui ainda conhecimentos sobre assuntos peculiares, entre eles: administração, contabilidade, finanças, estoque, processos desde o pré até o pós-venda, psicologia de atendimento ao cliente, ética, código de defesa do consumidor, legislação decorrente do uso ilegal de software, abertura de empresas, domínio da linguagem falada e escrita, processos de registro de marcas/patentes, capacidade de encontrar processos falhos em todas as etapas, e utilizar-se de meios para corrigí-los.
- Antes de executar um trabalho, define todos os processos relacionados ao mesmo. Nessa parte de avaliação serão definidos serviços terceirizados, quando necessários, os custos e tempo envolvidos no processo. Caso haja divergência em algum dos pontos da negociação, a mesma poderá ser interrompida, ou até mesmo nem chegar a se concretizar;
- Serão definidos os pontos-chave que serão objetos da consultoria. Caso alguma das partes discorde em algum ponto que não tenha sido definido anteriormente no contrato, o consultor poderá renegociar o contrato, prestar somente os serviços pré-estabelecidos ou interromper a execução dos serviços, recebendo o valor das horas de serviço que forem prestadas;
- O serviço do consultor obrigatoriamente deve trazer valor para o cliente, melhorando seus resultados e permitindo que o cliente "caminhe sozinho", sem depender do consultor para prestar os mesmos serviços novamente;
- O consultor avalia os processos da consultoria em todos os pontos, desde a sua origem até a etapa final. Este ponto é importante, pois caso o consultor avalie a necessidade de incluir novos objetos na consulta, estes deverão estar claros para o cliente desde o primeiro contato;
- O consultor não se utiliza de meios que possam prejudicar o cliente de alguma forma, como por exemplo: usar softwares sem as devidas licenças de uso, e essa prática fazer com que o cliente seja multado em até cem vezes o valor do programa; comprar produtos sem nota fiscal; superfaturar algum bem que será adquirido pelo cliente; combinar um serviço e não cumprir o combinado; não oferecer nota fiscal e garantia, entre outros.
O consultor não possui um conselho regional, assim como os arquitetos e engenheiros que são associados ao CREA, não existe um conselho regional de consultores. Existe sim o IBCO, Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização, que utiliza-se de alguns princípios éticos básicos que servem para qualquer profissional.
Aos que quiserem saber mais a respeito, basta baixarem o código de ética dos Consultores de Organização, em formato PDF, disponível no site do IBCO:
Código de ética dos consultores de organização
Ninguém se torna consultor da noite para o dia, o estudo é constante e focado na solução dos problemas dos clientes. Os métodos e metodologias usados por um consultor geram valor para o cliente, além de haver a transferência de conhecimento e a obtenção ou superação do resultado esperado.
$orte e $ucesso.
Claudio R. E. Boaventura
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