quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Relato sobre a migração do blog do Wordpress.com para o Blogger - Problemas encontrados e soluções aplicadas

relato migração Wordpress para Blogger

Olá pessoALL, tudo bem?

Fiquei algum tempo ausente das postagens, e hoje vou compartilhar com vocês alguns problemas que encontrei ao migrar meu antigo blog do Wordpress.com para o Blogger.

A maneira de usar os dois sistemas é totalmente diferente, inclusive as opções também. Obviamente, o conhecimento das duas plataformas e a necessidade de uso devem ser levados em conta, mas encontrei algumas limitações importantes que repassarei ao suporte do Blogger para ver se corrigem, ou pelo menos diminuem esses problemas.

Abaixo vou relatar os problemas encontrados, e a solução que encontrei para resolvê-los. Obviamente, as limitações do Blogger para SEO impedem muitos avanços, mas cabe ao blogueiro implantar todas as correções e melhorias possíveis para que seu blog funcione melhor.

Os problemas que encontrei:

Problema: Links internos/externos errados
Os links internos apontando para outras postagens dentro do blog foram gerados de forma errada. O que era para ficar como "www.blogdoclaudio.com/postagem.htm" ficava parecido com "xn--claudiotecnico.blogspot.com". O problema é o "xn--" antes do nome do blog, sendo que às vezes apareciam outros pares de letras, como "xh--", "nh--", etc.
Os links externos também apresentaram problema, mas a maioria deles foi devido aos sites estarem fora do ar ou mudado de endereço.
Solução: Precisei editar TODOS os posts do blog que estavam com problema, e corrigir os links internos e externos que estavam com problema.

Problema: Links para imagens errados
Além dos problemas com os links internos, também tive problema com imagens das postagens pelo mesmo motivo: links errados. Posts com imagens sem aparecer acabam "espantando" os visitantes do blog.
Solução: Corrigir os links quebrados das imagens e, em alguns casos, baixar as imagens e publicá-las direto no Blogger.

Problemas: Urls com "erro de rastreamento" no Google ou duplicadas
Na verdade não entendi muito bem o motivo gerador deste problema. Algumas urls de posts antigos  simplesmente não existiam e apresentavam mensagem de erro "página não encontrada". Não sei ao certo, mas desconfio que o problema seja o FeedBurner, principalmente na fase de migrar de "blogspot.com" para ".com".
Solução:  Remover as urls "quebradas" e duplicadas do Google, trabalho este que deve demorar algum tempo para surtir efeito. Após remover as urls problemáticas, reindexei meu feed e os links duplicados desapareceram. Felizmente, com as urls dos posts novos não estou tendo mais nenhum problema.

Urls sem opção de personalização
Ao fazer a migração, muitas urls personalizadas que eu usava no Wordpress ficaram "mal-formadas". O link de uma postagem que era "2011/10/24/linux-sistema-de-qualidade-gratuito/" se transformou em  "/2011/10/linux-que-tal-conhecer-um-sistema-de_6417.html". Não sei ao certo qual o limite de tamanho das urls do Blogger, mas ele simplesmente "corta" o nome original do post pela metade e insere esses números no final. Essa foi umas das coisas que menos gostei no Blogger, pois eu acho que ter a liberdade de usar as palavras-chaves do título do post na própria url faz toda a diferença.
Solução: Este problema não pude resolver, pois ficamos à merce do Blogger implementar esse recurso.

Limite de tags de apenas 200 caracteres
Aqui no Blogger, infelizmente existe uma limitação na quantidade de caracteres que podemos usar nas tags de nossos posts. Como no Wordpress não há esse limite, eu costumava colocar a maior quantidade possível de tags relacionada ao assunto postado, e acabava tendo algum retorno em visitas à longo prazo. Essa limitação foi outra coisa que não gostei após a migração. Não é um problema do outro mundo, mas para quem busca obter mais visitas aos seus posts isso é péssimo.
Solução: Tive que editar os posts problemáticos, deixando uma quantidade caracteres nas tags que não ultrapassasse 200 caracteres.

Não existem categorias para posts
Só podemos usar tags nos posts, sem a possibilidade de restringir a nossa lista de posts por categoria. No meu caso, tenho uma quantidade enorme de tags usadas nas postagens, justamente para tentar capturar algum visitante que tenha caído no blog por acaso e "segurá-lo" no blog. No meu blog do Wordpress eu tinha 23 categorias, e o meu widget ficava super discreto. Se eu quiser fazer o mesmo no Blogger não posso, pois eu só tenho como escolher as tags e ficaria inviável pela quantidade que tenho.
Solução: Ainda estou pensando em uma forma de contornar o problema. Talvez eu tenha que definir aproximadamente 20 categorias principais e editar as tags de TODOS os posts, sendo que também colocarei tags específicas relacionadas ao assunto da postagem.

Problema: Falta de inserção automática de texto alternativo e título
Nos meus posts, gosto de colocar um "texto alternativo" e título para as imagens, e isso no Wordpress pode ser feito de forma automática, na própria área de postagem. Para quem não sabe, "texto alternativo" são as palavras que aparecem quando posicionamos o mouse sobre uma imagem, e isso ajuda pessoas com deficiência auditiva a saberem do que trata o assunto da imagem, e acho que deveria ser padrão em qualquer sistema de blog que se preocupe com a acessibilidade, o que não é o caso do Blogger. Não são todos que têm habilidade, coragem ou vontade de mexer diretamente no código HTML de seu blog, e isso pode ser considerado um grande impecilho para uso mais avançado da plataforma.
Solução: Tive que editar todos os meus posts com imagens e colocar manualmente os códigos de "texto alternativo" e "título". O detalhe é que tenho aproximadamente 70 posts com imagens, e alguns deles com 10 ou mais imagens. Faça as contas e veja o trabalhão que tive... :/

Problema: Não existe opção de inserir metatags no "corpo" da postagem ou página
Outro recurso que senti falta foi o de podermos personalizar as meta-tags de acordo com o conteúdo do post. Assim você poderia colocar, por exemplo, a categoria "Celular" e se o post for sobre Android poderia colocar essa informação nas tags individuais do post. Além da categoria principal, ainda existe a possibilidade de personalização individual, o que é muito bom para otimização.
Solução: Este problema não pude resolver, já que só posso usar tags, sendo impossível escolher uma "Categoria" e inserir tags individuais. Espero que o Blogger se manque e implemente esse recurso também.

Problema: Não existe a possibilidade de editar as páginas internas individualmente
Se você quiser implementar algum recurso em algum post ou página específica não conseguirá, pois o Blogger não dispões desse recurso. Se você insere um widget, o máximo que você pode fazer é mostrá-lo ou não na página inicial, e acho isso muito pouco.
Solução: Sem solução, implorando para o Blogger implantar esse recurso também.

Nome do autor dos posts apareceu errado
Apareceram dois nomes de autor. Em alguns posts apareceu "claudioboaventura" e em outros apareceu "ClaudioTécnico".
Solução: Primeiramente, exportar o blog. Depois apagar todas as postagens, modificar os nomes de autor no código .XML para importação e importar o blog novamente.

Fora os problemas que tive aqui, ainda precisei otimizar as imagens do meu blog para melhorar o tempo de carregamento. O resultado ficou acima do esperado, pois o "peso" da página inicial caiu de 900KB para apenas 80KB, realmente impressionante (o tamanho do HTML do blog ficou mais de 10 vezes menor!!!).

A última mudança que vou implementar é terminar de baixar as imagens de meu blog antigo e republicá-las todas aqui no Blogger. Felizmente, todos os links das imagens agora estão funcionando, mas o ideal é que eu mantenha todas as imagens no mesmo local para facilitar a administração.

Bem pessoALL, por hoje é isso. Se você também tem ou teve algum problema ao migrar seu blog compartilhe sua experiência aqui, pois talvez a troca de informações possa ajudar outras pessoas que estão com a mesma intenção. As informações são importantes e podem evitar que as pessoas tenham PROBLEMAS!!!

$orte e $ucesso,


Claudio R E Boaventura

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: leia atentamente as regras antes de postar

Todos os comentários "anônimos" serão excluídos, portanto utilize as outras opções para comentar.

- Todos os comentários são moderados. Não é permitido o uso de palavrões, conteúdo ofensivo, pornográfico, preconceituoso, racista ou que fuja do assuntos das postagens;
- Só respondo aos comentários feitos aqui no blog. Dúvidas ou perguntas enviadas por e-mail não serão respondidas;
- Os comentários serão respondidos conforme a disponibilidade de tempo, entenda que tento ajudar todos gratuitamente, além disso tenho outras obrigações e não sou obrigado a atender ninguém prontamente, talvez demore algum tempo para eu responder;
- Links apontando para outros sites, sem a prévia solicitação, serão excluídos. Comentários com erros grosseiros de português não serão aceitos;
- O autor se reserva ao direito de rejeitar comentários que contrariem sua honestidade, integridade ou moral;
- É proibida a cópia integral do conteúdo deste blog sem a expressa autorização do autor. É permitido o uso do conteúdo para elaboração de novos artigos, desde que sejam mencionados a fonte e o link para o post original;
- Alguma dúvida? Fique a vontade para perguntar, pois o conteúdo aqui é feito por vocês e para vocês.

Obrigado pela visita!!!