Sei que esse post vai dar o que falar, porém eu digo que qualquer profissinal tem o direito de trabalhar da melhor maneira que lhe permita não cobrar o tal orçamento e ainda assim obter o lucro esperado.
Agora imaginem uma situação. Eu quero contratar um eletricista para reformar toda a instalação elétrica da minha casa, e combino um horário com o melhor eletricista da cidade para fazer um orçamento para mim. Depois de duas longas semanas de espera na "fila", o profissional vem em minha casa, passa a manhã toda medindo, fazendo cálculos, avaliando alternativas, enfim, fazendo um serviço digno de honrar seu reconhecimento como um excelente profissional.
Terminado o trabalho, peço para o eletricista me passar um orçamento. Ele me diz que não há problema algum, e que me enviará por e-mail o orçamento detalhado. E realmente cumpriu sua palavra, me enviando rapidamente o orçamento, conforme combinado . Como o serviço desse profissional vale mais do que o da maioria, e sabendo que ele me cobrará mais caro eu simplesmente começo a inventar qualquer desculpa para despistá-lo, e assim que a "barra fica limpa" eu ligo para o eletricista mais barateiro da cidade e peço para executar o serviço com base no orçamento que recebi.
Além de desonesta, acho essa atitude extremamente anti-ética, de uma baixeza sem tamanho, mas infelizmente a maioria das pessoas ainda pensa em levar vantagem, sem se preocupar com o lado da outra pessoa. Principalmente por esse e por tantos outros motivos, atualmente cobro para fazer orçamentos. Entrego por escrito e assinado, e no caso de enviar por e-mail assino digitalmente.
Como disse anteriormente, ninguém é obrigado a cobrar para dar orçamento, mas fica aqui a dica para evitar que um serviço excelente seja executado por um "profiçional" medíocre.
$orte e $ucesso,
Claudio R. E. Boaventura
Olá Claudio, tudo bem?
ResponderExcluirSou técnico em manutenção de computadores e tenho 24 anos. Tenho uma empresa nesse ramo como Micro Empreendedor Individual (MEI). Antes gostaria de lhe parabenizar pelo site e iniciativa em transmitir conhecimento de qualidade.
O orçamento é "gratuito" por lei.
"Todo prestador de serviço é obrigado a fornecer ao consumidor orçamento prévio detalhado do serviço a ser executado, mas bom que se diga que o orçamento não cria nenhuma obrigação para o consumidor, fato que somente acontece com sua aceitação e autorização para início do serviço."
http://www.fiepr.org.br/sindicatos/sindirepa/FreeComponent2420content43062.shtml
Sei como é dificil lidar com orçamentos, eu costumo cobrar a visita técnica, como uma forma de compensar o tempo gasto com o orçamento. Em casos onde o cliente leva o computador na empresa para fazer orçamento é meio que inevitável, mas parto da premissa de que a MAIORIA dos clientes são HONESTOS. Assim fica mais fácil de trabalhar.
Caro Romulo, salve!!!
ResponderExcluirSeja bem vindo ao blog, sempre que quiser discutir sobre algum assunto é só retornar.
Quanto à questão do orçamento ser gratuito ou não, você mesmo já respondeu. Se você perde seu tempo, combustível, desgaste do seu carro/moto, refeição, entre outras coisas, terá que cobrar por isso. Tudo deve ficar claro para o cliente, se ele quer um orçamento gratuito tudo bem, mas terá que pagar ao menos as despesas de deslocamento e alimentação, se for o caso. O orçamento ao qual me refiro não é aquele em que o cliente traz o equipamento para você, mas sim quando você se desloca para atendê-lo. Têm orçamentos complexos, que às vezes demoram de 2 a 3 dias de "testes" para chegar em um valor que cubra as despesas e ainda gere lucro. Agora imagina fazer tudo isso "de grátis"?
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura
Boa tarde Claudio é a pura verdade este assunto, só quem trabalha na area que sabe, e tambem é muito angustiante, voce ir ate a casa do cliente, dar todo seu atendimento, explicaçoes teoricas que muitos dos profissionais nao sabe oque está falando, faz toda a medição baseado em calculos de instalaçoes eletricas, leis de ohm e etc.
ResponderExcluirdepois que voce manda o orçamento, voce liga para o cliente pergunta se gostou e quando gostaria de está executando o serviço, ele vira e fala que tem um sobrinho que entende um pouco de eletrica e já inclusive já está executando o mesmo! aquilo dar uma revolta, e uma sensação de idiota,besta e retardado!
Concordo plenamente em cobrar pela visita, é que nem salão de cabelereiro, tem aqueles de esquina que o corte custa 10,00 reais e tem aqueles que ficam em shopings que cobram 150,00 depende do cliente e quem pode pagar.
Caro(a) TSA, salve!
ExcluirInfelizmente, assim como existem empresas desonestas, também existem clientes desonestos.
Temos que ficar atentos para não nos deixarmos enganar pelos clientes "espertinhos", que só pensam no lado deles e dane-se o lado da outra pessoa. Se for para clientes desta laia, melhor é NÃO TÊ-LOS!
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura
quanto ? como? cobrar pelo trabalho de fazer o orçamento??
ResponderExcluirCara Laury, salve!
ExcluirNão entendi sua colocação, poderia ser mais clara na pergunta?
Abs,
Claudio
Bom eu sou tecnico eletronico mais trabalho com instalação eletrica residencial comercial e predial algumas semanas atraz uma mulher me ligou me chamando para ligar energia eletrica na residencia dela quando eu voltei em casa para buscar a escada o eletricista que montou o padrao ja estava la puxando fil no meu lugar mais quem montou o padrao foi esse eletricista essa mulher no minimo teria que dispensar o meu serviço gastei tempo combustivel pra nada se ela me chamar outra vez ai cobro a visita tecnica nao briguei e nem falei nada so que eu marco a residencia e o numero da rua muitas vezes por falta de malicia ou informação a gente acaba levando prejuízo de agora em diante vou cobrar visitas tecnicas o valor vai depender do trabalho e distancia do deslocamento muito crientes acham que a gente é rico mais não bem assim somos profissionais vivemos disso pesso bom senso das pessoas
ResponderExcluirCaro Weder, salve!
ExcluirCobrar orçamento não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário. Quando o profissional perde seu tempo e tem custos com deslocamento e/ou alimentação deve ser remunerado por isso. Obviamente, depois de aprovada a contratação do serviço, essa despesa com o orçamento já deve estar incluída, não sendo cobrada novamente.
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura