Em outro post aqui do blog escrevi sobre como agir quando o cliente estiver errado, leiam para conferir.
Mas o post que venho escrever para vocês desta vez é a respeito de um novo tipo de consumidor: o cliente 2.0. Mas afinal de contas, o que quer dizer isso?
Cliente 2.0 é um termo empregado para ressaltar mudanças significativas no comportamento dos novos clientes.
O termo 2.0 é também está ligado à Internet, e significa que o usuário não somente acessa conteúdo na "rede", mas também constrói conteúdo e influencia nas decisões das empresas (tanto as tradicionais quanto as online). Para citar um exemplo, se um usuário acessa uma rede social e faz um comentário negativo na página de uma determinada empresa, imediatamente a notícia se espalha e pode repercutir negativamente. No caso contrário, sempre que as páginas das empresas recebem bons comentários e os mantém, acaba passando a imagem de comprometimento e respeito aos clientes.
O cliente 2.0, diferentemente do cliente tradicional, obtém muito mais informações e sabe exatamente o que deseja quando se dirige à um estabelecimento comercial. Com o advento da internet, o cliente tem um enorme poder de negociação em suas mãos, já que pode obter muitas informações técnicas sobre o produto que deseja adquirir, como também preço e opiniões, tanto negativas quanto positivas, de outras pessoas que compraram o mesmo produto. Simplesmente, o cliente pesquisa informações sobre uma TV nova na internet, filtra as informações que deseja (preço x recursos técnológicos, por exemplo) e parte para as compras.
A tendência do aumento de informações do cliente é irreversível. Empresas que pensarem somente no modelo tradicional de negócio fatalmente estarão fadadas ao fracasso. As empresas não só devem entender esta tendência, como também se prepararem para utilizá-la a favor. Se um mesmo produto custa de 20 a 30% mais barato, quando comprado via internet, qual seria o motivo para isso? Nota-se não só um aumento no número de consumidores ativos e do poder aquisitivo da população de baixa renda, como também a busca deles por informações antes da compra.
Resumindo, as empresas que não buscarem interagir com os clientes e perceberem o que estes desejam, fatalmente serão as que aparecerão nas manchetes sobre falência que estarão estampadas nas capas dos jornais. Lembram do ditado "O cliente tem sempre razão"? Pois agora ele também mudou, ficando assim: "O cliente tem a informação, o dinheiro e o poder de decisão nas mãos".
É isso pessoALL, obrigado pela preferência e voltem sempre!!!
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura
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