O programa que venho apresentar a vocês desta vez é o Belarc Advisor, um poderoso aliado no combate aos técnicos "picaretas" de plantão.
Infelizmente isso não deveria ser uma regra, e sim uma exceção, porém a maioria das pessoas que trabalham com informática ainda subtraem peças de computadores de clientes, seja pelo fato do periférico do cliente ser de qualidade superior ou pelo fato do desconhecimento do cliente sobre seu equipamento (por exemplo, trocar um HD de 320GB por um de 160GB, se o cliente tem 2 pentes de memória de 2GB cada, deixa somente um, troca a placa de vídeo 3D do cliente por outra muito inferior, só para citar alguns exemplos).
Para esses casos de falta de ética profissional, o programa é uma mão na roda. A versão utilizada na elaboração deste artigo foi a 8.1m, talvez existam outras mais recentes, porém esta me atende perfeitamente no que preciso.
O programa é gratuito, seu instalador tem menos de 3MB, super prático e fácil de usar, apesar de não estar disponível no nosso idioma. O programa pode ser baixado diretamente do site do fabricante clicando-se neste link.
Ao iniciarmos a instalação, será mostrada a tela a seguir:
Basta clicarmos no botão "I Agree" e continuarmos com a instalação, e na tela abaixo clicamos no botão "Install":
Caso esteja utilizando o UAC no Vista ou no Seven, será mostrada a tela abaixo (recomendo clicar na caixa de seleção "Don't show this message again", e em seguida clicar no botão "Continue":
Ao término da instalação, o programa solicitará para que atualizemos a sua base de dados, basta clicarmos na caixa de seleção onde existe a opção "Remember this choice and don't ask me again", e em seguida clicamos no botão "Yes":
A atualização do programa será iniciada:
A parte de instalação termina aqui. Quando necessitarmos gerar um relatório da máquina do cliente, basta clicarmos no ícone do programa localizado na área de trabalho:
Recomendo a utilização do programa em algumas situações, entre elas:
- Quando o cliente fizer algum upgrade ou substituição de componentes de hardware do computador, pois assim fica mais fácil fazer controle e acompanhamento mensais e de garantia, quando necessário;
- Em ocasiões em que o próprio consultor/técnico não puder prestar o serviço ao cliente e tiver que repassá-lo a terceiros, é recomendado gerar um relatório antes do computador ser enviado à assistência, em casos que seja possível realizar tal procedimento, e gerar outro relatório quando o computador retornar. Desse modo, comparando os dois relatórios poderemos conferir se foi feita alguma mudança no computador do cliente sem prévia autorização (remoção ou troca, normalmente por componentes inferiores), diga-se furto, e exigir a reposição da peça surrupiada.
Espero que este post seja útil a todos, principalmente para evitar que caiamos nas "garras" de técnicos desonestos.
$orte e $ucesso.
Claudio R. E. Boaventura
0 comentários:
Postar um comentário
Atenção: leia atentamente as regras antes de postar
Todos os comentários "anônimos" serão excluídos, portanto utilize as outras opções para comentar.
- Todos os comentários são moderados. Não é permitido o uso de palavrões, conteúdo ofensivo, pornográfico, preconceituoso, racista ou que fuja do assuntos das postagens;
- Só respondo aos comentários feitos aqui no blog. Dúvidas ou perguntas enviadas por e-mail não serão respondidas;
- Os comentários serão respondidos conforme a disponibilidade de tempo, entenda que tento ajudar todos gratuitamente, além disso tenho outras obrigações e não sou obrigado a atender ninguém prontamente, talvez demore algum tempo para eu responder;
- Links apontando para outros sites, sem a prévia solicitação, serão excluídos. Comentários com erros grosseiros de português não serão aceitos;
- O autor se reserva ao direito de rejeitar comentários que contrariem sua honestidade, integridade ou moral;
- É proibida a cópia integral do conteúdo deste blog sem a expressa autorização do autor. É permitido o uso do conteúdo para elaboração de novos artigos, desde que sejam mencionados a fonte e o link para o post original;
- Alguma dúvida? Fique a vontade para perguntar, pois o conteúdo aqui é feito por vocês e para vocês.
Obrigado pela visita!!!