Olá pessoal.
Na primeira parte do artigo sobre o excelente programa
Cobian Backup eu coloquei uma explanação básica sobre a instalação do mesmo. Caso não tenha visto a primeira parte do artigo, clique
aqui.
Já nesta segunda parte vou criar um backup de exemplo com telas explicativas sobre as funções do programa.
Assim que o programa for instalado, um ícone para acessá-lo ficará disponível na barra de tarefas do Windows, conforme abaixo:
Ao clicarmos duas vezes com o botão esquerdo neste ícone ou clicarmos uma vez com o botão direito e selecionarmos a opção abrir (conforme tela mostrada abaixo) a interface do programa será aberta:
Eis a interface inicial do programa:
Existem duas maneiras para criar uma tarefa de backup no programa. A primeira delas é clicar no botão escrito "Tarefa" na barra de menus do programa, e em seguida clicando na opção "Nova tarefa".
O outro modo de criarmos uma nova tarefa de backup é clicando com o botão direito do mouse em uma área vazia no painel esquerdo do programa, em seguida clicando com o botão esquerdo na opção "Nova tarefa":
Será exibida a tela abaixo:
Nesta tela, na opção "Geral" do menu à esquerda, serão mostradas as opções do backup em si, das quais comentarei abaixo:
-Nome da tarefa - É o nome que será dado à tarefa de backup. Recomendo que, caso seja criado mais de uma tarefa para as mesmas pastas a serem backupeadas (por exemplo, um incremental diario e outro completo semanal) que seja colocado o nome do backup, seguido da frequência com que será realizado (por exemplo, meus_documentos_diario_incremental e meus_documentos_semanal_completo);
-Desabilitada - Desabilita a tarefa em questão, útil para desabilitar temporariamente a tarefa;
-Inclui subdiretórios - Copia a pasta escolhida para backup e todas as subpastas e arquivos contidos dentro dela. Essa opção deve ficar SEMPRE marcada;
-Criar backups separados utilizando marcas do tempo - Cria sempre uma nova pasta para um mesmo backup, acrescentando ao nome desta pasta a data e hora em que o backup foi realizado. Recomendo que esta opção fique desmarcada;
-Utilizar lógica de atributo de arquivo - Essa opção serve para o programa avaliar a necessidade de efetuar novamente o backup de arquivos compactados em que haja alterações em sua estrutura. Recomendo que esta opção fique marcada.
-Utilizar Cópia Sombra de Volume - Esta opção é útil para copiar arquivos que estejam sendo usados pelo Windows e fiquem bloqueados contra cópia, deve permanecer marcada.
Abaixo, algumas explicações sobre os tipos de backups disponíveis:
- Completo - Como o próprio nome diz, faz uma cópia completa de todos os arquivos/pastas, sobrescrevendo todos os arquivos de algum backup que tenha sido feito anteriormente (recomendo que seja feito esse tipo de backup semanalmente, já que demora mais tempo para ser realizado, e para backups diários o tipo Incremental é o mais indicado);
-Diferencial - Copia somente os arquivos que tenham sido alterados desde o backup completo feito anteriormente;
-Incremental - Copia somente os arquivos que tenham sido alterados desde o último backup (recomendo o uso deste tipo de backup diariamente, já que o tempo de backup é bem menor);
-Fantasma - Executa a tarefa programada ignorando a pasta de origem.
-Cópias completas a manter - Define o número de cópias completas que podem ser armazenadas. O número "0" significa número ilimitado de backups.
Observação: Caso o tipo de backup escolhido seja Diferencial ou Incremental, a opção "Fazer uma cópia completa a cada..." será liberada, e após esse número de backups ser realizado, será realizada uma cópia completa dos arquivos.
Na aba arquivos, devemos definir as pastas de origem e destino do backup. Para fazermos isso, devemos clicar no botão "Adicionar", na parte inferior da janela. Outra maneira de definirmos estas pastas é arrastá-las para as respectivas opções através do Windows Explorer:
A tela a seguir define as opções relacionadas à frequência com que o backup será realizado:
Um rápido comentário sobre as opções da janela anterior:
-Única vez: A tarefa de backup será executada uma única vez no dia e hora configurados pelo usuário, e só será repetida se for executada manualmente;
-Diariamente: A tarefa será executada diariamente no horário que for definido pelo usuário na opção "Hora";
-Semanalmente: A tarefa seré executada automaticamente nos dias da semana e hora definidos pelo usuário;
-Mensalmente: A tarefa será executada no dia do mês definido pelo usuário na opção "Dias do mês". Caso o usuário queira executar a tarefa em mais de um dia do mês, os dias deverão ser colocados entre ";" (exemplo: 1;7;9; fará backup nos dias 7, 8 e 9 do mês);
-Anualmente: As mesmas opções do item anterior, com diferença que nesta o usuário deverá também escolher o mês para a execução da tarefa de backup;
-Cronômetro: Define o tempo que o programa deverá aguardar para realizar o backup. Será necessário o usuário colocar o tempo de espera em "Cronômetro (minutos)" e a hora inicial "De" e final "Até" em que a tarefa deverá ser executada;
-Manualmente: O usuário deverá executar manualmente a tarefa.
A tela abaixo exibe as opções de compactação de arquivo para realização do backup:
Caso o espaço não seja problema, recomendo escolher a opção "Sem compactação". As outras opções disponíveis, utilizando compactação, são as seguintes:
-Compactação Zip ou Compactação 7z - O backup será salvo no formato compactado .zip ou .7z, dependendo da opção escolhida pelo usuário. Na caixa de seleção "Opções de partir", o usuário poderá dividir o arquivo em vários arquivos menores, com os seguintes tamanhos: 360Kb, 720Kb, 1.2Mb, 1.44Mb, 100Mb, 250Mb, 650Mb, 700Mb, 1Gb e 4.7Gb. O usuário pode ainda escolher a opção "Tamanho customizado", mas recomendo que o usuário a utilize somente se souber o que está fazendo, caso contrário utilize as outras opções disponíveis.
Nesta mesma tela, existem ainda algumas opções sobre criptografia do arquivo de backup, conforme abaixo:
Caso não seja de absoluta necessidade, recomendo que deixe essa opção como "Sem criptografia", pois caso o usuário esqueça a senha ou o arquivo de backup se corrompa as informações contidas nele serão perdidas. Caso precise realmente se criptografia, utilize uma das opções de 128 bits, que já será mais que suficiente.
Na opção "Exclusões", da tela a seguir, o usuário poderá configurar os arquivos ou pastas que deverão ser incluídos ou excluídos do backup:
Nas opções da tela anterior, a parte superior da tela serve para o usuário selecionar uma pasta específica dentro de outra pasta. Na opção inferior ele faz o contrário, escolhe pastas dentro de outra pasta que será(ão) excluída(s) do backup.
A opção abaixo serve para o usuário definir procedimentos que deverão ser executados antes da tarefa de backup ser executada, e/ou após esta ser terminada.
Nesta etapa, existem duas caixas de seleção para controlar os eventos, que são:
-Cancelar a tarefa se existirem erros - Se o usuário definir eventos pré-backup e estes falharem, com esta caixa de seleção ativada a tarefa de backup será interrompida;
-Não executar se pré-eventos falharem - Se o usuário definir eventos pré-backup e também deixar esta caixa de seleção ativada, em caso de erro os eventos pós-backup não serão executados.
A tela seguinte, e última, mostra algumas opções avançadas relacionadas ao backup. Recomendo que deixe as opções como estão mostradas na tela abaixo:
Uma rápida explicação sobre as opções desta tela (as opções são habilitadas/desabilitadas de acordo com o tipo de backup definido na opção "Geral", no menu da esquerda):
-Tarefa espelho - nos testes que realizei, mesmo escolhendo os diversos tipos diferentes de backup na opção "Geral";
-Utilizar caminhos absolutos - Caso esta opção seja selecionada, o caminho completo da pasta de origem será copiado para o destino (por exemplo, serão criados os diretórios D\Meubackup\Relatorios\Cientificos). Caso o backup seja somente da pasta "Cientificos", somente esta pasta será copiada para o destino do backup;
-Sempre criar o diretório pai - Nos meus testes essa opção ficou selecionada, sem opção de alteração;
-Incluir o tipo de backup no nome - O tipo de backup será incluído no nome da pasta de destino (por exemplo, backup20100822_incremental).
-Executar a tarefa como outro usuário - Caso o usuário selecione esta opção, deverá preencher os respectivos campos com o nome de usuário e senha (seria, por exemplo, para executar o serviço como admistrador em uma conta de usuário limitado).
Bem, termino este post por aqui.
Espero que seja de utilidade para os leitores, fiquem a vontade para postarem suas dúvidas.
Editado - 15/10/2010 às 00:12
Conforme comentário do leitor Roni, fiz os testes com o Cobian apagando um arquivo do destino, e usando backup incremental o arquivo apagado não é reposto.
Aos que se dispuserem a testar, recomendo o uso de outro programa gratuito para backup e muito bom, o
Virtos SOS Backup Free.
Em breve postarei um artigo sobre este programa, aguardem.
$orte e $ucesso.
Claudio R. E. Boaventura