terça-feira, 24 de agosto de 2010

Que tal fazer uma limpeza no computador???

Se o computador do seu cliente estiver assim:


Ou quem sabe assim:

O jeito é partir para uma limpeza, fazendo isso:


Observação:
Antes que algum gênio faça isso de verdade, o post foi só uma brincadeira.

Se quiser destruir o seu computador jogando água nele, a culpa não é minha, é INTEIRAMENTE por sua própria conta.

$orte e $ucesso.


Claudio R. E. Boaventura

sábado, 21 de agosto de 2010

Cobian Backup – Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos – Parte 2

Cobian Backup

Olá pessoal.

Na primeira parte do artigo sobre o excelente programa Cobian Backup eu coloquei uma explanação básica sobre a instalação do mesmo. Caso não tenha visto a primeira parte do artigo, clique aqui.

Já nesta segunda parte vou criar um backup de exemplo com telas explicativas sobre as funções do programa.

Assim que o programa for instalado, um ícone para acessá-lo ficará disponível na barra de tarefas do Windows, conforme abaixo:

Ao clicarmos duas vezes com o botão esquerdo neste ícone ou clicarmos uma vez com o botão direito e selecionarmos a opção abrir (conforme tela mostrada abaixo) a interface do programa será aberta:



Eis a interface inicial do programa:



Existem duas maneiras para criar uma tarefa de backup no programa. A primeira delas é clicar no botão escrito "Tarefa" na barra de menus do programa, e em seguida clicando na opção "Nova tarefa".



O outro modo de criarmos uma nova tarefa de backup é clicando com o botão direito do mouse em uma área vazia no painel esquerdo do programa, em seguida clicando com o botão esquerdo na opção "Nova tarefa":



Será exibida a tela abaixo:



Nesta tela, na opção "Geral" do menu à esquerda, serão mostradas as opções do backup em si, das quais comentarei abaixo:

-Nome da tarefa - É o nome que será dado à tarefa de backup. Recomendo que, caso seja criado mais de uma tarefa para as mesmas pastas a serem backupeadas (por exemplo, um incremental diario e outro completo semanal) que seja colocado o nome do backup, seguido da frequência com que será realizado (por exemplo, meus_documentos_diario_incremental e meus_documentos_semanal_completo);
-Desabilitada - Desabilita a tarefa em questão, útil para desabilitar temporariamente a tarefa;
-Inclui subdiretórios - Copia a pasta escolhida para backup e todas as subpastas e arquivos contidos dentro dela. Essa opção deve ficar SEMPRE marcada;
-Criar backups separados utilizando marcas do tempo - Cria sempre uma nova pasta para um mesmo backup, acrescentando ao nome desta pasta a data e hora em que o backup foi realizado. Recomendo que esta opção fique desmarcada;
-Utilizar lógica de atributo de arquivo - Essa opção serve para o programa avaliar a necessidade de efetuar novamente o backup de arquivos compactados em que haja alterações em sua estrutura. Recomendo que esta opção fique marcada.
-Utilizar Cópia Sombra de Volume - Esta opção é útil para copiar arquivos que estejam sendo usados pelo Windows e fiquem bloqueados contra cópia, deve permanecer marcada.

Abaixo, algumas explicações sobre os tipos de backups disponíveis:

- Completo - Como o próprio nome diz, faz uma cópia completa de todos os arquivos/pastas, sobrescrevendo todos os arquivos de algum backup que tenha sido feito anteriormente (recomendo que seja feito esse tipo de backup semanalmente, já que demora mais tempo para ser realizado, e para backups diários o tipo Incremental é o mais indicado);
-Diferencial - Copia somente os arquivos que tenham sido alterados desde o backup completo feito anteriormente;
-Incremental - Copia somente os arquivos que tenham sido alterados desde o último backup (recomendo o uso deste tipo de backup diariamente, já que o tempo de backup é bem menor);
-Fantasma - Executa a tarefa programada ignorando a pasta de origem.
-Cópias completas a manter - Define o número de cópias completas que podem ser armazenadas. O número "0" significa número ilimitado de backups.

Observação: Caso o tipo de backup escolhido seja Diferencial ou Incremental, a opção "Fazer uma cópia completa a cada..." será liberada, e após esse número de backups ser realizado, será realizada uma cópia completa dos arquivos.

Na aba arquivos, devemos definir as pastas de origem e destino do backup. Para fazermos isso, devemos clicar no botão "Adicionar", na parte inferior da janela. Outra maneira de definirmos estas pastas é arrastá-las para as respectivas opções através do Windows Explorer:



A tela a seguir define as opções relacionadas à frequência com que o backup será realizado:


Um rápido comentário sobre as opções da janela anterior:

-Única vez: A tarefa de backup será executada uma única vez no dia e hora configurados pelo usuário, e só será repetida se for executada manualmente;
-Diariamente: A tarefa será executada diariamente no horário que for definido pelo usuário na opção "Hora";
-Semanalmente: A tarefa seré executada automaticamente nos dias da semana e hora definidos pelo usuário;
-Mensalmente: A tarefa será executada no dia do mês definido pelo usuário na opção "Dias do mês". Caso o usuário queira executar a tarefa em mais de um dia do mês, os dias deverão ser colocados entre ";" (exemplo: 1;7;9; fará backup nos dias 7, 8 e 9 do mês);
-Anualmente: As mesmas opções do item anterior, com diferença que nesta o usuário deverá também escolher o mês para a execução da tarefa de backup;
-Cronômetro: Define o tempo que o programa deverá aguardar para realizar o backup. Será necessário o usuário colocar o tempo de espera em "Cronômetro (minutos)" e a hora inicial "De" e final "Até" em que a tarefa deverá ser executada;
-Manualmente: O usuário deverá executar manualmente a tarefa.

A tela abaixo exibe as opções de compactação de arquivo para realização do backup:


Caso o espaço não seja problema, recomendo escolher a opção "Sem compactação". As outras opções disponíveis, utilizando compactação, são as seguintes:

-Compactação Zip ou Compactação 7z - O backup será salvo no formato compactado .zip ou .7z, dependendo da opção escolhida pelo usuário. Na caixa de seleção "Opções de partir", o usuário poderá dividir o arquivo em vários arquivos menores, com os seguintes tamanhos: 360Kb, 720Kb, 1.2Mb, 1.44Mb, 100Mb, 250Mb, 650Mb, 700Mb, 1Gb e 4.7Gb. O usuário pode ainda escolher a opção "Tamanho customizado", mas recomendo que o usuário a utilize somente se souber o que está fazendo, caso contrário utilize as outras opções disponíveis.

Nesta mesma tela, existem ainda algumas opções sobre criptografia do arquivo de backup, conforme abaixo:



Caso não seja de absoluta necessidade, recomendo que deixe essa opção como "Sem criptografia", pois caso o usuário esqueça a senha ou o arquivo de backup se corrompa as informações contidas nele serão perdidas. Caso precise realmente se criptografia, utilize uma das opções de 128 bits, que já será mais que suficiente.

Na opção "Exclusões", da tela a seguir, o usuário poderá configurar os arquivos ou pastas que deverão ser incluídos ou excluídos do backup:


Nas opções da tela anterior, a parte superior da tela serve para o usuário selecionar uma pasta específica dentro de outra pasta. Na opção inferior ele faz o contrário, escolhe pastas dentro de outra pasta que será(ão) excluída(s) do backup.

A opção abaixo serve para o usuário definir procedimentos que deverão ser executados antes da tarefa de backup ser executada, e/ou após esta ser terminada.



Nesta etapa, existem duas caixas de seleção para controlar os eventos, que são:

-Cancelar a tarefa se existirem erros - Se o usuário definir eventos pré-backup e estes falharem, com esta caixa de seleção ativada a tarefa de backup será interrompida;
-Não executar se pré-eventos falharem - Se o usuário definir eventos pré-backup e também deixar esta caixa de seleção ativada, em caso de erro os eventos pós-backup não serão executados.

A tela seguinte, e última, mostra algumas opções avançadas relacionadas ao backup. Recomendo que deixe as opções como estão mostradas na tela abaixo:



Uma rápida explicação sobre as opções desta tela (as opções são habilitadas/desabilitadas de acordo com o tipo de backup definido na opção "Geral", no menu da esquerda):

-Tarefa espelho - nos testes que realizei, mesmo escolhendo os diversos tipos diferentes de backup na opção "Geral";
-Utilizar caminhos absolutos - Caso esta opção seja selecionada, o caminho completo da pasta de origem será copiado para o destino (por exemplo, serão criados os diretórios D\Meubackup\Relatorios\Cientificos). Caso o backup seja somente da pasta "Cientificos", somente esta pasta será copiada para o destino do backup;
-Sempre criar o diretório pai - Nos meus testes essa opção ficou selecionada, sem opção de alteração;
-Incluir o tipo de backup no nome - O tipo de backup será incluído no nome da pasta de destino (por exemplo, backup20100822_incremental).
-Executar a tarefa como outro usuário - Caso o usuário selecione esta opção, deverá preencher os respectivos campos com o nome de usuário e senha (seria, por exemplo, para executar o serviço como admistrador em uma conta de usuário limitado).

Bem, termino este post por aqui.

Espero que seja de utilidade para os leitores, fiquem a vontade para postarem suas dúvidas.

Editado - 15/10/2010 às 00:12

Conforme comentário do leitor Roni, fiz os testes com o Cobian apagando um arquivo do destino, e usando backup incremental o arquivo apagado não é reposto.

Aos que se dispuserem a testar, recomendo o uso de outro programa gratuito para backup e muito bom, o Virtos SOS Backup Free.

Em breve postarei um artigo sobre este programa, aguardem.

$orte e $ucesso.

Claudio R. E. Boaventura

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Unidade de CD/DVD desapareceu do Windows Explorer? A solução está acaminho

drive DVD sumiu

Olá pessoALL.

Recentemente, em uma visita a um cliente, me deparei com um gravador de DVD, cuja letra simplesmente "sumia" do Windows Explorer após colocar um CD virgem na bandeja, ou simplesmente aparecia quando queria.

Antes de mais nada, deve-se verificar se a unidade está sendo reconhecida pelo BIOS do computador, e em caso negativo retirar e colocar novamente o cabo flat e o cabo de energia. Caso a unidade esteja sendo reconhecida no BIOS, provavelmente o problema seja do hardware ou do sistema operacional (às vezes, ao instalar mais de um programa de gravação o Windows XP fica perdido e a letra do gravador começa a sumir). Não custa nada tentar remover o driver do gerenciador de dispositivos e reiniciar o computador para que o Windows detecte e instale novamente o driver para o gravador problemático.

Outra informação que deve ser levada em consideração é o fato do técnico usar um cabo flat de 40 vias (que já é obsoleto) ao invés de usar um de 80 vias, que apresenta melhor desempenho. Algumas vezes, o cabo de 40 vias apresenta problemas ou causa queda de desempenho da unidade.

A solução a seguir foi utilizada no cliente citado anteriormente, porém ressalto que TODOS os procedimentos devem ser tentados antes de utilizar-se deste último. Será preciso excluir algumas entradas do registro manualmente (por segurança, faça um backup das chaves que serão alteradas).

1 - Clique em Iniciar->Executar e digite regedit. Clique no botão OK. O Editor do Registro será aberto.
2 - No Editor do Registro, expanda Meu Computador (clicando no sinal de "+") e, em seguida, expanda:

KEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class.

Sob Class, clique em {4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}.
No painel à direita (área de tópico), clique em UpperFilters. No menu Editar, clique em Excluir. Ao ser exibida alguma mensagem, clique em Sim para confirmar a remoção da entrada do registro UpperFilters.

No mesmo painel, clique em LowerFilters. No menu Editar, clique em Excluir. Ao ser exibida alguma mensagem, clique em Sim para confirmar a remoção da entrada do registro LowerFilters.
Observação: Uma entrada do registro UpperFilters.bak e LowerFilters.bak
também podem aparecer.

Para excluir as entrada do registro UpperFilters e LowerFilters, é necessário clicar em UpperFilters e LowerFilters e NÃO em UpperFilters.bak e LowerFilters.bak.

3 - Reiniciar o computador.
Observação: Caso o programa de gravação de CD não esteja funcionando após reiniciar o computador, será necessário reinstalar o programa de gravação de CD.

Se todos os procedimentos citados não funcionarem, infelizmente só restam duas opções: o próprio gravador ou a controladora da placa-mãe estão danificados, e deverão ser substituídos.

$orte e $ucesso.

Claudio R. E. Boaventura

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Outra empresa de duas letras causando transtornos ao consomeDOR... Fuja dessa armadilha

problemas computadores LG

Recentemente, em meus passeios pela "teia" encontrei um post comentando (negativamente) a respeito dos notebooks da LG, que eu nem sabia, mas que por coincidência possui um software de recuperação também chamado Smart Recovery, mas ao contrário do meu sistema o da LG não funciona...:)

Maiores detalhes sobre o famigerado blog podem ser verificados aqui.

Outra boa referência, não somente para os produtos da LG, mas de diversas outras marcas, é o site ReclameAqui.

Neste link podemos acessar estatísticas sobre reclamações específicas da LG, além de diversas outras empresas.

domingo, 8 de agosto de 2010

Belarc Advisor - Seu ajudante no combate a técnicos "picaretas"

Belarc Advisor

Olá pessoALL, tudo bem?

O programa que venho apresentar a vocês desta vez é o Belarc Advisor, um poderoso aliado no combate aos técnicos "picaretas" de plantão.

Infelizmente isso não deveria ser uma regra, e sim uma exceção, porém a maioria das pessoas que trabalham com informática ainda subtraem peças de computadores de clientes, seja pelo fato do periférico do cliente ser de qualidade superior ou pelo fato do desconhecimento do cliente sobre seu equipamento (por exemplo, trocar um HD de 320GB por um de 160GB, se o cliente tem 2 pentes de memória de 2GB cada, deixa somente um, troca a placa de vídeo 3D do cliente por outra muito inferior, só para citar alguns exemplos).

Hiren's BootCD - O canivete suiço do técnico em Informática

hirens bootcd canivete suiço tecnicos

Olá pessoALL, tudo bem com vocês?

Venho hoje postar informações a respeito de um CD de reparos que todo técnico em informática deveria ter.

Trata-se do Hiren's BootCD, um CD de diagnóstico com muitas ferramentas úteis para testes de hardware e resolução de problemas, tanto relacionado a hardware quanto a software.

A versão que foi testada para a elaboração deste post foi a 10.6, e a relação completa dos softwares inclusos nesta versão podem ser encontradas neste link.

O CD inclui uma versão do Windows XP que roda diretamente do CD, e que dispõe de inúmeros programas pré-configurados para rodarem diretamente do CD, além de outros que podem ser utilizados diretamente do CD, pelo Windows, sem necessidade de instalação.

Caso queiram conhecer mais a respeito deste CD, acessem este link, que é o site dos elaboradores da ferramenta, e para download direto clique aqui.

Recomendo a todos que utilizem o CD e comentem aqui os resultados. Eu, particularmente, utilizo as ferramentas de teste de memórias, HD, identificação de hardware e burn-in, mas existem programas para diversos fins, é só começar a utilizá-lo para não ficar mais sem ele no estojo de CDs.

Espero que esta dica seja de utilidade a todos.

$orte e $ucesso.

Claudio R. E. Boaventura

sábado, 7 de agosto de 2010

Cobian Backup - Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos - Parte 1

Cobian Backup

Olá pessoALL, tudo bem?

Venho comentar com vocês a respeito de um programa que utilizo há bastante tempo em meus clientes para realizar backups automáticos.

Trata-se do Cobian Backup, um programa gratuito e de muita qualidade, que possui várias opções para realização de backups, e atende desde o usuário mais simples até o mais exigente.

A versão utilizada neste artigo foi a 10.1.0.789, e os testes foram realizados nos sistemas Windows XP SP3 32 bits e Windows Vista Ultimate SP1 64 bits.

Uma das vantagens do programa é possuir a interface 100% traduzida para o nosso idioma, o que auxilia em muito os usuários iniciantes. Com uma boa leitura da ajuda do programa e o auxílio de um profissional experiente qualquer pessoa pode utilizar o programa com certa facilidade.

Ao clicar no instalador do programa, será aberta uma janela com a mostrada abaixo (basta clicar no menu de seleção e escolher a opção PORTUGUES-BR para instalar o software em nosso idioma):


Em seguida, aceite os termos de licença de uso do software:


Na tela seguinte, o usuário pode escolher mais opções de instalação do programa. Caso deseje, o usuário pode marcar ou desmarcar a caixa de seleção onde está escrito "Instalar o serviço de Cópia Sombra de Volume". Recomendo que deixe essa opção marcada, pois futuramente o usuário poderá optar por usar ou não esses recursos em seus backups (em um próximo post explicarei mais detalhadamente sobre esse recurso):


A seguir devemos escolher as opções para como o programa iniciará no sistema. Recomendo que deixe como na tela seguinte, e caso seja necessário troque a opção "Utilizar a conta de Sistema Local" por "Utilizar a seguinte conta", preenchendo o nome do usuário e senha a serem utilizados para iniciar o programa:


A tela seguinte exibirá uma mensagem alertando o usuário sobre a incapacidade a acessar os recursos de rede ao instalar o serviço do programa utilizando-se de uma conta local. Caso necessite de acessar esses recursos, clique no botão "Não" e retorne à janela anterior, configurando o serviço do programa para funcionar sob a conta do administrador.


Clique no botão "Próximo" para prosseguir com a instalação:


Caso ocorra tudo bem com a instalação, será exibida a tela seguinte. Basta clicar no botão "Feito" para encerrar a instalação.


Caros amigos leitores, esse um primeiro post sobre o programa, para que vocês o testem e conheçam seus recursos.

Em um próximo post colocarei telas de funcionamento do programa e criarei um backup de exemplo para mostrar seus principais recursos. Para acessar a segunda parte do artigo, clique no link abaixo:
Parte 2

Bem, é isso. Espero que o post seja útil a todos para começarem a configurar seus backups automáticos.

$orte e $ucesso.


Claudio R. E. Boaventura