Recentemente, em visita a um cliente, me deparei com uma situação um tanto inusitada. Em outro post, descrevi sobre o site da Microsoft e sites de banco não abrirem, recomendo que confiram, pois as informações podem ser úteis.
A rede do cliente possui dois computadores, sendo que um deles tem duas placas de rede, recebendo a internet em uma placa e compartilhando com o outro computador através da outra interface de rede (os dois computadores também trabalham em rede utilizando um programa para controle de estoque, financeiro e fluxo de caixa, e o cliente argumentou comigo que o técnico da empresa responsável pela instalação do programa é de outra cidade e demora bastante tempo para ir até a loja para reinstalar o programa, o que me motivou mais ainda para resolver o problema sem precisar reinstalar o Windows, (um "ténico" teria formatado sem ao menos me esforçar em resolver o problema).
Pois bem, o problema que encontrei nesse cliente era que determinados sites não abriam de forma alguma, só para citar alguns, Unibanco, Itaú, Santander, Bradesco, Submarino, Americanas, entre outros.
Procurei várias maneiras de solucionar o problema, invertendo a configuração das duas placas do "servidor", porém o problema continuou mesmo após a limpeza dos arquivos temporários do computador e do navegador (Internet Explorer 8.0).
Tentei usar versões portáteis de outros navegadores que possuo, como o Firefox 3.6 e o Google Chrome, porém o problema continuou.
Após "bater cabeça" por um bom tempo, em uma pesquisa na internet achei pessoas com problemas parecidos com o deste cliente, e a dica que vou passar para vocês eu obtive no link abaixo:
http://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/winvistapt/thread/b042faf5-ffde-431c-87e4-1e91cd904244
A solução para esse problema foi renomear o arquivo hosts, que se encontra na pasta /windows/system32/drivers/etc/ para hosts.bkp, ou ainda hosts.old ou outro nome de sua escolha.
Realmente foi uma bela lição que aprendi, e ainda bem que sou técnico em manutenção de computadores e não técnico em formatação de pcs, já que a maioria dos "técnicos" por aí teria dado como solução a formatação do computador, que como vimos não foi necessária.
$orte e $ucesso a todos.
Claudio R. E. Boaventura
Cara mto obrigado, eu tentei de tudo que vc possa imaginar, vários suportes dizendo que o problema era no Internet Explore, atualizei, redefini as opções, desativei a segurança, estava a 5 dias nisso estava com enxaqueca de tanto focar nesse problema e estava quase formatando, até que procurando soluções no google achei esse bendito blog, mto obrigado mesmo
ResponderExcluirCaro Jimmy, salve!
ExcluirFico feliz que meu post tenha te ajudado, fique à vontade para voltar ao blog sempre que quiser.
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura
Amigo, formatei o pc e nada, segui o seu método e nada. Você tem mais alguma dica?
ResponderExcluirGrato.
Caro Adson, salve!
ExcluirO melhor a fazer é procurar um profissional de sua confiança para lhe indicar o "caminho das pedras", pois sem verificar pessoalmente fica complicado. Se você formatou o computador e mesmo assim o problema continua, talvez possa ser algum problema no seu CD/DVD de instalação do Windows ou algum problema no seu serviço de internet.
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura