Olá pessoALL, tudo bem?
Hoje venho conversar com vocês a respeito de uma ótima suite gratuita de programas para escritório: O LibreOffice. O nome anterior deste programa é BROffice, por isso algumas referências na internet ainda o descrevem com este nome. Eu já utilizo este programa há aproximadamente de dois anos, e tem atendido muito bem minhas necessidades. Resolvi testar por curiosidade e acabei gostando, tanto que o substitui meus programas piratas do Office 2003 e 2007 por ele. O programa é bem completo, totalmente em Português e compatível com os formatos do Office da Microsoft, sendo composto por 6 programas: Writer (documentos), Calc (planilhas), Impress (slides), Draw (desenhos), Base (banco de dados) e Math (editor de fórmulas matemáticas). Neste primeiro post, somente farei uma apresentação básica dos programas do pacote, porém sem muitos detalhes. Aguardem os próximos posts, onde mostrarei as principais ferramentas e recursos de cada um dos programas. Abaixo, darei uma breve descrição sobre cada um dos programas.
Existem versões do programa para os sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS. O tamanho do pacote de instalação é de aproximadamente 192MB, e o download do programa e também do pacote de ajuda em português podem ser feitas acessando:
Na área de download, basta escolher o sistema operacional e o idioma desejado. É preciso ter paciência, pois dependendo da velocidade de internet do usuário o download pode demorar bastante (minha internet é de 1 MB e aqui demorou aproximadamente 35 minutos para baixar o pacote de instalação para Windows).
Os programas possuem as seguintes características:
Writer - É um programa bem completo para criação de textos. Seu uso é bem simples, e a interface se parece muito com a do Microsoft Office 2003, mudando apenas alguns ícones e o nome dos comandos dos menus. Nele, podemos tanto abrir documentos criados no Microsoft Word (.doc ou .docx) quanto salvar no formato padrão do Word (.doc). Podemos usar diversos recursos, como inserir figuras, tabelas, gráficos, formas geométricas e imagens. Abaixo, a interface do programa:
Calc - O Calc é um programa para elaboração de planilhas, e também é compatível com os formatos do Microsoft Excel 2003 e 2007 (.xls e .xlsx, respectivamente). Um inconviente que encontrei neste programa, se é que posso dizer desta maneira, foi o fato dele não trabalhar corretamente com macros criadas para o Microsoft Excel. A solução é apagar as macros criadas anteriormente e criá-las novamente usando o próprio Calc. Ele possui praticamente todas as funções de macros do Excel, bastando se adaptar. Abaixo, a tela de abertura inicial do programa:
Impress - Este programa seria equivalente ao Microsoft Powerpoint, sendo capaz de editar e salvar apresentações nesse formato (.ppt, .pptx, .pps e .ppsx). A interface do programa é bem limpa, e dispõe de recursos interessantes de serem usados, mas nada de "frescuras". Assim como os outros programas, basta somente se adaptar, já que praticamente tudo que é feito no Powerpoint pode ser feito nele também. Um recurso que eu acho bem interessante neste programa é a possibilidade de manter arquivos separados da apresentação, somente "linkando" para os arquivos usados, como áudio em MP3, imagens, vídeos, etc. Isso deixa a apresentação bem mais leve, porém exigindo que os arquivos utilizados sejam transportados junto com a apresentação. Se o usuário quiser, pode usar o método tradicional e incorporar os arquivos dentro da apresentação, e desta forma basta transportar apenas o arquivo .ppt ou .pps. Abaixo, a tela inicial do programa:
Draw - Programa simples para criação de imagens vetoriais. Este programa, infelizmente, não dispõe de muitos recursos, sendo que não é recomendado para uso profissional. Para quem precisa de recursos profissionais de criação de imagens vetoriais o programa mais indicado é o Inkscape. Abaixo, a tela inicial do programa:
Base - É o programa de banco de dados do LibreOffice. Poucas pessoas trabalham com bancos de dados no computador, pois já existem muitos programas gratuitos que atendem à diversos segmentos (locadora, fluxo de caixa, cadastro de clientes, etc). Infelizmente os arquivos do Base não são compatíveis com o formato do Microsoft Access, fazendo com que seja preciso converter o arquivo para poder abri-lo e editá-lo. Apesar disso, essa não pode ser considerada uma limitação, já que é possível conectar aos bancos de dados tanto do Access quanto de diversos outros formatos (MySQL, Adabas D e PostgreSQL, por exemplo). Além disso ele possui o suporte interno para drivers nos padrões JDBC e ODBC, que permitirão conectar a praticamente todos os outros bancos de dados do mercado. Abaixo, a tela inicial do programa:
Math - Este programa é um excelente editor de fórmulas matemáticas. Com ele, pode-se criar as fórmulas e salvá-las, reaproveitando nos outros programas do LibreOffice. Para professores que precisam elaborar exercícios de matemática ou física ele é uma "mão na roda". Abaixo, a tela inicial do programa:
Bem pessoALL, este post termina por aqui. Espero que tenham gostado, nos vemos nos próximos posts.
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura
valeu mano, eu já tinha visto este programa uma vez, agora formatei e me lembrei dele, mas não sabia o nome, uma pesquisa rápida no google e aqui estou. Eu tenho o ofice 2007 aqui, mas quero testar esse. Obrigado.
ResponderExcluirCaro Weverson, salve!
ResponderExcluirFico grato pelo seu comentário. Sem dúvida é um excelente programa. Instale e faça os testes, depois retorne aqui no blog para deixar sua opinião e conclusões.
$orte e $ucesso,
Claudio