Olá pessoALL, tudo bem com vocês?
Hoje vou escrever rapidamente um post sobre Linux. Não sei se você já ouviu falar deste sistema operacional, mas acho que todo conhecimento que pudermos obter é válido, além disso podemos ter alternativas gratuitas para substituir as versões "piratas" do Windows, possuindo a mesma qualidade, e em alguns casos até qualidade superior. Um dos argumentos mais usados pelos adeptos do Linux é pelo fato de que, até hoje, nenhum vírus ter comprometido seriamente computadores de usuários Linux. De fato, quando falamos de vírus, o Linux é bem menos propenso a essas pragas do que as versões do Windows.
Infelizmente, ainda há um mito de que o Linux é um sistema operacional para "bitolados" ou "nerds", o que não é mais realidade para os dias atuais. As versões de Linux evoluíram muito, e hoje dá para deixarmos um sistema funcional com apenas alguns poucos cliques. Neste primeiro post não vou me aprofundar tanto nas explicações sobre os programas e versões distintas do Linux, mas aguardem outros posts com mais detalhes sobre as versões de Linux e alguns dos excelentes programas equivalentes aos do Windows disponíveis neste excelente sistema operacional, sendo que a maioria deles é gratuita e permite ao usuário que baixe o código-fonte para estudos e para correção de problemas.
O Linux possui várias versões, sendo que a maioria delas ainda é gratuita, e também existem versões comerciais (pagas) em que o mantenedor do sistema não cobra pelo software, mas sim pela instalação, configuração e manutenção do mesmo. Das diversas distribuições gratuitas, podemos destacar algumas, por grau de dificuldade:
Iniciante
Ubuntu - É uma das versões de Linux mais usada há alguns anos, e atualmente é uma das mais fáceis de instalar e configurar. Possui o gerenciador de software Synaptic, e também a Central de download de software, que permite ao usuário instalar facilmente softwares de uso diário com poucos cliques. Para os que desejarem, também está disponível o apt, que é um software em linha de comando para instalação/desinstalação de programas, e também atualização do sistema;
Mint - O Mint não é propriamente uma versão distinta do Linux, mas sim uma adaptação do Ubuntu para deixá-lo mas fácil e pronto para o usuário final usar. Esta distribuição tem o visual muito bem refinado, possuindo tons de verde na composição de sua aparência, além de já vir com todos os codecs de multimídia já instalados e configurados. Os recursos para gerenciamento de software são os mesmos do Ubuntu, ou seja, o Synaptic e o apt. Existem versões que se diferenciam pelo ambiente gráfico usado, tendo como principal o GNome+XFCE, e como ambientes alternativos o LXDE e o LMDE;
OpenSUSE - Esta é uma versão gratuita, mas nem por isso com menos qualidade, do SUSE Linux Enterprise Edition. Esta versão é muito boa, tem ótima estabilidade e também um visual bem trabalhado. Para instalação/desinstalação de programas, esta versão conta com o Yast, um poderoso programa que é capaz de instalar ou atualizar softwares, resolvendo as dependências automaticamente. Recomendado para os usuários que desejam iniciar o uso do Linux como sistema desktop, justamente por ser mais fácil de instalar, configurar e usar;
Fedora - (versão comunitária RHEL) O Fedora, atualmente, é uma das versões de Linux com visual mais bonito. A desenvolvedora e mantenedora desta versão é a Red Hat, que também possui uma versão paga denominada Red Hat Enterprise Linux. Esta versão, de certa maneira, pode ser considerada como a versão comunitária da versão paga, só que a diferença é que nesta versão a responsabilidade pela manutenção do sistema é dos próprios usuários que usam o sistema. É muito fácil de usar, já que vem acompanhado de ambiente gráfico e funciona diretamente do CD/DVD, permitindo ao usuário testar esta versão sem necessidade de instalá-la. O gerenciador de programas desta versão é o Yum, que não fica devendo em nada ao Synaptic ou ao Yast, e também possui uma grande variedade de softwares disponíveis para instalação, de maneira simples e rápida. Também é recomendado para usuários que desejem dar os primeiros passos no uso de Linux como sistema operacional principal no dia-a-dia.
Intermediário
Mandriva - Outra versão gratuita de Linux, também muito boa e estável. Minha experiência com essa versão não foi das melhores, mas nem por isso considero uma versão ruim ou incompleta, só acho um pouco mais complicada de instalar programas e configurar o sistema para o dia-a-dia. O gerenciamento de programas é feito somente em linhas de comando através do programa URMPI, e devido a este fato eu acho mais difícil de usar porque o usuário deve saber o nome exato do programa que necessita instalar, pois se digitar o nome errado o programa não será instalado. Essa versão eu não recomendo para iniciantes, pois exigirá um pouco mais de esforço para deixar o sistema "redondo" e pronto para uso diariamente. O sistema que eu considero "redondo" é um sistema que seja capaz de suportar vários formatos de áudio e vídeo, gravar DVDs, navegar na internet, possua uma boa suite de escritório para elaboração de documentos (apresentações, planilhas, textos, etc).
Avançado
Debian - Essa versão, definitivamente, não é recomendada para usuários iniciantes. A instalação básica do sistema é feita através de um único CD, e possui somente o sistema "limpo", sem ambiente gráfico ou softwares adicionais. Se o usuário não tiver a internet configurada, por exemplo, não conseguirá instalar o ambiente gráfico de sua preferência e também não conseguirá instalar programas no sistema. Portanto, o usuário deve saber configurar pelo menos sua internet "na unha", ou seja, sem depender de ambiente gráfico. Fora isso, por essa versão servir como base do Ubuntu, do Mint e de várias outras distribuições, a instalação de programas pode ser feita facilmente usando o apt, em linha de comando.
Slackware - Assim como o Debian, essa versão não possui ambiente gráfico. Muitos consideram essa versão uma das mais difíceis, pois a instalação de softwares deve ser feita manualmente. Explicando: o usuário deve baixar o código fonte do programa, compilar o instalador e, cumpridas estas etapas, instalar propriamente o programa. O instalador de programas do Slackware é o pgktool, e funciona 100% em linha de comando.
CentOS - Esta versão, assim como o Fedora, também é baseada no Red Hat Enterprise Linux. Pode, sim, ser considerado um clone desta versão, inclusive esta versão também conta com o Yum para a instalação e configuração de pacotes. Há os prós e contras, que não cabe a mim descrever agora, mas com certeza esta é uma das versões que teoricamente deveriam ser unamidade no uso corporativo.
Gentoo - Esta, definitivamente, não é uma versão de Linux para amadores. Mesmo usuários com alguma experiência no uso e configuração das versões mais simples do Linux terão muito trabalho para colocar um computador para funcionar que tenha o Gentoo Linux como Sistema Operacional instalado. A instalação desta versão é 100% feita em modo texto, e o usuário precisa baixar os "stages" do sistema, compilá-los e instalar tudo manualmente, via console. Em nível de dificuldade, pode-se dizer que esta é a versão para "jedais" e são poucos que encaram o desafio de instalar, já que exige um grau de conhecimento muito grande por parte do usuário. Se o usuário consegue instalar e configurar o Gentoo, pode-se dizer que conhece mesmo o Linux a fundo. Porém, toda essa dificuldade tem um lado bom. Devido ao fato do usuário precisar compilar e instalar os "stages" do sistema, o resultado final é um sistema leve e 100% personalizado para o hardware em que for instalado. Esse é um dos pontos a favor do sistema e que faz com que alguns administradores de redes passem longe de outras distros, já que nenhuma outra versão pode ser tão personalizada quanto esta.
Bem, por hoje é isso pessoALL. Sei que as informações não ficaram tão completas, mas podem ter certeza que virão mais posts por aí para complementar este. Espero que gostem, e caso tenham dúvidas é só postarem.
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura
Olá amigo,
ResponderExcluirAdicione o Big LInux versão 5 que vem completinho, fácil de navegar.
Abraço.
Caro Marco, salve!!!
ResponderExcluirPode ter certeza, quando sair a versão final do BIG Linux 5 com certeza eu o incluirei no post.
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura
Fala Claudio! beleza?
ResponderExcluirJá saiu é este link::
http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=9912&f=37
Caro Marco, salve!
ResponderExcluirEssa versão que está para baixar no link é o RC2, a versão final não saiu ainda. Quando sair com certeza será incluída no post, claro que no topo...:)
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura
Beleza Claudio!
ResponderExcluirMas se for fazer um teste vai gostar, até o live CD do BIG carrega todos os programas, Gimp... Fiz o teste num pendrive.
Bom fim de semana
Opa Marco, já fiz os testes do BIG 5 sim, desde o Alpha1... :)
ResponderExcluirSei que o sistema é ótimo, mas o melhor mesmo a fazer é ter um pouco mais de paciência até sair a versão final.
Abraço, bom final de semana pra você também.
Olá Claudio.
ResponderExcluirFugindo um pouco, sabe instalar o Flash Player 11 no Linux para ver videos no browser?
Sou iniciante e estou perdido.
Falou!!!
Marco, por favor, responda algumas perguntas para eu tentar ajudá-lo, ok?
ResponderExcluirQual versão de Linux você está usando? (BIG5 RC2, Ubuntu, Mint, etc).
Qual navegador você está usando? (Chromium 12, Firefox 6, etc).
Continuamos o papo por aqui.
Abraços,
Claudio
Oi Claudio, beleza?
ResponderExcluirEstou usando a última versão do BIG Linux (RC2), vem com Chromium 14.0.085.202, Firefox 8 e o Opera 11.2 eu instalei.
Estou tendo dificuldades em ver vídeos no ig e terra.
Valeu
Olá Marco. Os vídeos do Youtube você consegue assistir normalmente?
ResponderExcluirFalo isso porque também tenho problemas para assistir vídeos no Terra, principalmente as séries do TerraTV. Por favor, me passe os links que você está tentando acessar para eu tentar abrir no meu pc também. No caso de não abrir já sei que é algo com a codificação dos vídeos e descartamos problemas na instalação, mas se no meu abrir normal partimos para reinstalar o plugin do flash no seu sistema.
Independente deste seu problema, recomendo o uso do Firefox e do Chromium, pois não sei como está o suporte ao Flash no Opera (até algum tempo atrás dava muitos problemas para renderizar os vídeos nele).
Abraços,
Claudio
Oi Claudio, beleza?
ResponderExcluirNo Big Linux só os sites do Terra e Linux e no Debian Terra, Ig, youtube, todos.
Encontrei este link:
http://linuxparainiciante.wordpress.com/
Mas é para o Debian Squeezze 6.0.0 e o meu é 6.0.3
Como solucionou o problema do Terra?
valeu pela força
Amigo, achei estranho você estar com problema no BIG Linux, pois o sistema vem praticamente todo configurado.
ResponderExcluirFiz testes com o Firefox e Chromium no meu BIG5 RC2 usando o link abaixo do Terra, e funcionou normalmente:
http://terratv.terra.com.br/Diversao/Series-e-Filmes/Boston-Legal/Boston-Legal-2-Temp/4943-339684/Boston-Legal-2-Temporada-Ep-14.htm
Você pode tentar abrir o Synaptic e verificar se o pacote adobe-flashplugin está instalado. Se não estiver, instale-o que provavelmente seu problema será resolvido.
Abraços,
Claudio
Valeu Claudio!
ResponderExcluirDe repente foi alguma bobeira minha, instalei estas versões Windows numa máquina virtual (virtual box) para pegar a moral e quando instalar na HD estar mais experiente, pretendo ter o pc em dual boot XP e Linux.
Obrigado pela força.
Oi Claudio.
ResponderExcluirAqui está a imagem do terra no BIG:
http://imageshack.us/photo/my-images/545/biglinuxterra.jpg/
Obrigado,
Marco
Olá Marco. Por favor, coloque a url do vídeo aqui para eu verificar se funciona no meu sistema. Só mais um detalhe, o teste no VirtualBox serve somente para você conhecer o sistema, mas pode haver problemas com reconhecimento de hardware na hora de instalar no HD.
ResponderExcluirO ideal é que você também faça os testes usando o LiveCD, inclusive tentando navegar na Internet para ver se está tudo OK.
Até mais,
Claudio
Fala Claudio!
ResponderExcluirJá testei via live USB primeiro, na máquina virtual tenho o Debian e o BIG Linux, ambos em dual boot com o XP. O VirtualBox foi bom para mim porque errei muitas vezes para instalar e acabei aprendendo um pouco mais.
Qualquer link de video, principalmente do Terra, ou no IG as vezes trava e outras vezes funciona mas também trava.
Valeu!!!
Caro Marco, salve!!!
ResponderExcluirMeu amigo, se a instalação do plugin do flash não é o problema infelizmente não sei mais o que te dizer para ajudar. Eu diria para você fazer o backup dos seus arquivos e fazer uma instalação "limpa" do BIG, mas com certeza você já fez isso.
Vou pensar em outros detalhes que possam estar causando o problema, e caso me lembre de alguma outra coisa posto a sugestão aqui.
$orte e $ucesso,
Claudio R E Boaventura
Grande Claudio!
ResponderExcluirOI Claudio eu não fiz o que recomemndou ainda, como faço?
valeu pela ajuda