domingo, 24 de abril de 2011

Crônicas sobre PHP e MySQL...Mais um relato sobre o primeiro aplicativo

cronica php mysql

A primeira parte da crônica pode ser lida neste link.

Da última vez que se encontraram, o pequeno Luiz e seu pai começaram um bate-papo sobre PHP e MySQL. Como já estava muito tarde, o garoto acabou indo se deitar, com a promessa de Josivaldo, seu pai, de que criaria um script explicando com mais detalhes como funciona...


No dia seguinte, logo cedo, o pequeno Luiz não se esquece da promessa de seu pai, e já começa a cobrar:
- Pai, pai, hoje você vai me explicar melhor aquele negócio que começou a fazer ontem? O tal de PHP?
- Claro meu filho, só preciso organizar alguns documentos agora de manhã, mas após ao almoço vamos ao computador fazer um script bem simples, para mostrar o seu nome, pode ser?
- Claro pai, demorou, não vejo a hora.

Passadas algumas horas, logo após o descanso do almoço, pai e filho sentam diante do computador para começarem a escrever o script. O pai então começa a explicar:
- Bem meu filho, antes de começarmos a escrever nosso código, tem uma coisa que acho importante que você saiba. Na linguagem PHP, quando vamos começar o nosso código, inserimos a tag "<?php" (sem aspas). Para fecharmos nosso código, usamos a tag "?>" (também sem aspas). Ficaria assim:

<?php
aqui o conteúdo do nosso script
?>

- Puxa pai, que legal. Até que não é tão difícil assim como falam por aí né...
- Calma meu filho, estamos só começando. À medida que formos nos aprofundando nos estudos você verá que existem códigos bem mais difíceis. Por hora, vamos ficar somente com os comandos "echo" e "print", que servem para mostrar alguma informação na tela. Para mostrar o seu nome usando o echo, por exemplo, o código ficará assim:

<?php
echo "Luiz Felipe";
?>

Ou usando o print ficará assim:

<?php
$nome="Luiz Felipe";
print "$nome";
?>

- A diferença entre as dois comandos, basicamente, é que o echo não precisa de uma variável para "imprimir" um valor, enquanto o print precisa desta variável e sempre grava o valor "1" nela, mesmo estando vazia. Em programas pequenos isso não faz muita diferença, mas em programas grandes a perda de desempenho pode ser bem considerável. O mais legal de tudo é que você pode inserir tags de HTML diretamente no PHP, se quiser mudar a cor da fonte de um texto, por exemplo.
- Legal pai, entendi como é. Neste caso, se não for estritamente necessário o uso do print, o recomendável é usar o echo, que é mais leve né.
- Isso mesmo meu filho, você aprende rápido. Da próxima vez que formos sentar aqui de novo para fazer outro script pretendo fazer um script para gravar o "print" ou o "echo" em um arquivo de texto, depois fazer outro script para ler esse conteúdo. Assim já aproveito para inserirmos as tags HTML e enfeitar um pouco o texto, o que você acha da idéia?
- Ótimo pai, por mim já está fechado. Não vejo a hora de aprender mais coisas sobre esse tal de PHP. No começo fiquei meio assustado, mas agora até que estou gostando :-D.
- Legal filho, que bom que você está gostando. Talvez o fato de já estar muito tarde ontem e estarmos com sono acabou nos atrapalhando, mas hoje pudemos aprender mais coisas. Este script para gravar e ler textos é um primeiro passo antes de partirmos para usar o banco de dados MySQL, depois que você entender como funciona acho que vai gostar mais ainda...
- Verdade pai, e vamos aprender mais ainda. Pai, agora que já aprendemos algo novo no PHP, será que eu posso ir jogar bola na casa do João Marcos?
- Claro filho, não só pode como deve. Se tivermos tempo amanhã faremos o outro script que comentei com você.
- Valeu pai, tchau.
- Tchau filho, cuidado pra não se machucar.

Continua...

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: leia atentamente as regras antes de postar

Todos os comentários "anônimos" serão excluídos, portanto utilize as outras opções para comentar.

- Todos os comentários são moderados. Não é permitido o uso de palavrões, conteúdo ofensivo, pornográfico, preconceituoso, racista ou que fuja do assuntos das postagens;
- Só respondo aos comentários feitos aqui no blog. Dúvidas ou perguntas enviadas por e-mail não serão respondidas;
- Os comentários serão respondidos conforme a disponibilidade de tempo, entenda que tento ajudar todos gratuitamente, além disso tenho outras obrigações e não sou obrigado a atender ninguém prontamente, talvez demore algum tempo para eu responder;
- Links apontando para outros sites, sem a prévia solicitação, serão excluídos. Comentários com erros grosseiros de português não serão aceitos;
- O autor se reserva ao direito de rejeitar comentários que contrariem sua honestidade, integridade ou moral;
- É proibida a cópia integral do conteúdo deste blog sem a expressa autorização do autor. É permitido o uso do conteúdo para elaboração de novos artigos, desde que sejam mencionados a fonte e o link para o post original;
- Alguma dúvida? Fique a vontade para perguntar, pois o conteúdo aqui é feito por vocês e para vocês.

Obrigado pela visita!!!