segunda-feira, 25 de outubro de 2010

7-Zip, excelente ferramenta gratuita para compactar e descompactar arquivos - Parte 01

Olá, pessoALL, espero que esteja tudo bem com todos.

No post a seguir, venho explicar passo-a-passo sobre a instalação do programa 7-zip, um excelente compactador / descompactador de arquivos, e ainda por cima gratuito, e 100% compatível com os formatos .zip e .rar. Só lembrando que os testes foram feitos no Windows 7 Ultimate com todas as atualizações de segurança, e a versão instalada foi a 9.17 beta.
Primeiramente, será necessário baixar o instalador do programa, clicando nos links abaixo:
Versão 32 bits para Windows
Versão 64 bits para Windows

Ao executar o instalador, será mostrada a seguinte janela:


Clicando no botão Next, será exibida a janela seguinte (não esquecendo de deixar marcada a caixa de seleção "I accept the terms in the Licente Agreement"):


Passamos então para a tela seguinte (recomendo que deixe da forma como é sugerido pelo programa):


Clicamos no botão Next, e será mostrada a janela abaixo:


Clicamos no botão Install e a instalação será iniciada. Lembrando que, dependendo da configuração do seu Windows, será mostrada uma tela de confirmação para execução do instalador, caso apareça basta clicar no botão Sim:


Ao terminar a instalação, será mostrada a tela abaixo, clicamos então no botão Finish para fechar o instalador:


O sistema já está instalado e pronto para ser usado.

Uma pequena observação que deixo é que, normalmente o programa já é instalado em português, mas caso o seu programa tenha ficado em outro idioma diferente do português, é que abra-o e selecione o menu Tools->Options->Languages, e altere para a opção "Portuguese Brazil".

A compactação e descompactação de um arquivo de exemplo e alguns pequenos ajustes na configuração ficam para a segunda parte do artigo, nos vemos lá!!!

$orte e $ucesso.


Claudio R. E. Boaventura

domingo, 17 de outubro de 2010

Problemas para abrir o site da Microsoft, e outros relacionados, além dos sites dos principais programas antivírus

Olá pessoALL, sejam todos bem vindos. Espero que todos tenham tido um ótimo final de semana.

Recomendo que leiam um post que escrevi falando sobre alguns sites que não abrem, talvez possa ajudar.

Recentemente, atendi um cliente que estava com problemas para abrir o site da Microsoft e outros relacionados, como os sites do Windows Update, Windows Live, entre outros. O cliente estava usando Windows XP SP2, pois o programa de controle de estoque que ele utiliza teve problemas rodando sob o Service Pack 3.

Como é o procedimento de rotina, instalei outros navegadores (Firefox e Chrome) para verificar se o problema persistia, e realmente persistiu. Troquei os números de DNS nas opções de rede pelos números do OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220, respectivamente), e nada de resolver.

Efetuei o procedimento abaixo, que me permitiu abrir o site normalmente, mas ao retornar a configuração ao modo padrão os sites voltavam a não abrirem normalmente.

- Cliquei em Iniciar->Executar. Na janela que se abriu eu digitei services.msc;
- Na janela que se abriu, selecionei a opção Cliente DNS, e dei um clique duplo com o botão esquerdo sobre a mesma;
- Na aba Geral, mudei a opção do tipo de inicialização de Automático para Desativado, e em seguida cliquei no botão Parar, abaixo dessa opção.

Fazendo esse procedimento os sites problemáticos abriram normalmente, inclusive fiz a atualização do .Net Framework 2.0 só a título de teste e ocorreu tudo normalmente.

Como comentei, ao voltar a configuração para o problema voltava a ocorrer, o que me levou a uma investigação mais detalhada. Por fim, cheguei a conclusão que a máquina do cliente estava infectada com o vírus Conficker, que além de bloquear os sites da Microsoft também bloqueia os sites dos principais fabricantes de programas antivírus, como o Avast, Symantec, Panda, Eset, entre outros.

O procedimento para a solução do problema foi examinar o computador utilizando o Combofix, conforme os procedimentos que citei neste post.

Ao terminar o escaneamento do Combofix, reiniciei o computador e, ao fazer logon novamente no Windows, atualizei o Avast, agendando um escaneamento no boot. Não deu outra, o programa encontrou uns "bichinhos" no computador, executando a devida limpeza.

Vale ressaltar que o procedimento citado funcionou para mim, mas em informática não existem regras, e talvez outros casos especificamente exijam outros procedimentos. Se fosse aquele "ténico" que cobra R$20 pra formatar o computador já viu né, a solução como sempre seria uma "formatação", daquele jeito. Esse nem deveria ser chamado de técnico, e sim de "formatador profiçional", que não sabe resolver os problemas do computador.

$orte e $ucesso.

Claudio R. E. Boaventura

sábado, 16 de outubro de 2010

Virtos SOS Backup Free - Outro excelente programa para realização de backups - Parte 1

Olá pessoALL, tudo bem?

Desta vez, venho comentar a respeito de outro excelente programa gratuito para realização de backups.

Trata-se do Virtos S.O.S Backup Free.

Neste primeiro post darei explicações básicas sobre a instalação do programa, e comentarei alguns detalhes em particular. Aguardem a parte 2, pois nesta criarei uma tarefa de exemplo explicando detalhadamente as diversas etapas do processo.

Bem, chega de enrolação e vamos ao que interessa. :)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Roteador LinkSys WRT120N - Esse eu não uso nunca mais, muito menos recomendo!!!

problemas Linksys WRT120N

Olá pessoALL, tudo bem?

Recentemente, instalei esse roteador WRT120N em uma cliente, e só tive decepções. O alcance do equipamento é extremamente fraco, não chegando ao alcance de aproximadamente 10 metros.

Na residência da minha cliente, ela necessita usar a internet no escritório, na sala (a uma distância de aproximadamente 7 metros). Também necessita utilizar a internet em seu quarto, no andar superior da casa (à cerca de 10 metros do local em que se encontra o roteador).

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como agir quando o cliente estiver errado? Saiba o que diz o código de defesa do consumidor

conflito empresa cliente

Por Boris Hermanson, consultor Sebrae-RJ - link para a matéria aqui.

Imagine as seguintes cenas: um cliente chega à sua loja, com um produto desgastado de tanto ter sido usado, dizendo que o mesmo apresenta algum defeito (por exemplo: a sola gasta de um sapato; uma camiseta que desbotou de tanto ter sido lavada; um pneu que ficou careca); ou então o alegado defeito foi provocado pelo uso inadequado do produto (um celular que deixou de funcionar depois de ter sido “usado” dentro de uma piscina; o forno de microondas que foi usado para “aquecer” uma lata de refrigerante).

O que fazer numa situação dessas, quando fica evidente não se tratar de um defeito, ou quando o defeito foi provocado pelo próprio cliente?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Combofix - Ferramenta indispensável na remoção de vírus complicados

combofix remove virus difíceis

Olá pessoALL, tudo bem?

Nesse post venho falar rapidamente com vocês a respeito de um programa que utilizo a um bom tempo e que têm proporcionado bons resultados.

Trata-se do Combofix, um programa gratuito que combina uma engine poderosa capaz de remover os vírus, malwares e spywares dos mais complicados, por exemplo, como aqueles que são eliminados pelos antivírus e voltam a infectar novamente o sistema operacional.

Vale lembrar que o uso de qualquer ferramenta de segurança deve ser feito com a orientação de alguém mais experiente, principalmente no caso do Combofix. Se utilizado de maneira correta, o boot do sistema pode ficar comprometido, bem como os ícones do desktop do usuário que estiver executando a ferramenta podem sumir, entre outros problemas.

Recomendo a todos que sigam os procedimentos indicados pelo pessoal do site Linha defensiva, que são feras no assunto. O download do programa pode ser feito aqui, mas como eu disse anteriormente o seu uso deve ser orientado por profissionais que sabem muito bem o que estão fazendo.

Outro programa que utilizo e que se torna muito útil ao ser usado em conjunto com o Combofix é o HijackThis, mas isso é assunto para um próximo post.

$orte e $ucesso,

Claudio R. E. Boaventura