Antes de qualquer coisa preciso me justificar pela demora em postar artigos novos. O fato de eu estar fazendo três cursos ao mesmo tempo não me permitiu dar a atenção devida ao blog. Como agora são somente dois aos poucos as coisas vão voltando à normalidade.
Indo direto ao assunto, o título do post da vez é sobre esse projeto de empresa chamado Qbex. Várias reclamações sobre a dita cuja podem ser vistas no site ReclameAqui, exatamente aqui.
Um de meus clientes teve a infelicidade de comprar um
monte de lixo
computador dessa empresa no dia 07/08, sendo que o mesmo já veio com defeito no gravador de DVDs, que não lia nenhum CD ou DVD. Como o computador veio somente com o Windows 7 Home Premium e mais nenhum programa instalado o meu cliente me ligou para deixar o computador em condições de uso, instalando BROffice, 7-Zip, Foxit Reader, codecs multimídia, flash player, etc, já que a utilidadade do computador seria para trabalho e estudo. Como o gravador do dito cujo não estava funcionando não tive como instalar os programas, e imediatamente comuniquei o fato ao meu cliente e levei o computador à assistência Micro Service Informática no dia 13/08, aqui em Araçatuba.
Lá se vai mais de um mês de espera, a assistência técnica fica de mãos atadas devido à inércia do fabricante, que não está nenhum pouco interessada em resolver os problemas do consumidor. Como já se passaram os 30 dias que o código de defesa do consumidor estabelece como prazo para a assistência devolver o equipamento consertado, eu e meu cliente vamos no Procon fazer uma reclamação formal contra a empresa, exigindo a troca do equipamento por um novo e que esteja funcionando normalmente. Caso tenhamos mais problemas, vamos solicitar a devolução da quantia paga pelo meu cliente. Se não houver acordo só resta uma coisa a fazer:
Juizado de pequenas causas neles!!!
Empresas de atacado como Walmart, Americanas.com, Submarino, entre outras, estão desovando uma tonelada desses computadores no mercado, precisamos colocar a boca no trombone para impedir que novos consumidores sejam prejudicados.
Se você tem ou teve problemas com esta empresa
de fundo de quintal
sediada em Ilhéus-BA, que possui o pior pós-venda que já ví até hoje (e olha que já vi muita coisa feia hein) e funcionários sem nenhuma qualificação técnica, deixe aqui seu comentário ou depoimento, assim que desenrolar o caso do meu cliente vou atualizando o post.
[editado 28/09/2010 às 15:35h]
Dia 20/09 fui até a assistência técnica autorizada para retirar o equipamento do meu cliente. Cheguei por volta das 08:00h, e fui prontamente atendido pelo técnico Leonardo, muito atencioso e interessado em resolver o problema.
Efetuamos testes no equipamento por cerca de uma 40 minutos, sendo que o mesmo não chegou a desligar e nem apresentou nenhum sintoma de funcionamento anormal. Como eu tinha outro compromisso e precisei sair, pedi ao Leonardo para transferir o equipamento para a bancada de deixá-lo em testes até que eu voltasse. Nesse meio tempo aproveitei para passar no Procon e retirar a procuração para o caso de necessitar entrar com um pedido de reclamação formal contra a empresa, no intuito de defender os interesses do meu cliente.
Por volta das 10:30 horas retornei à assistência técnica, sendo que o relato foi o de que o equipamento não apresentou nenhum problema, muito menos desligando. Ao retornar em minha residência, liguei o equipamento na energia novamente e o deixei em funcionamento rodando o teste de estabilidade do programa Everest. Após cerca de 5 minutos o computador desligou.
Voltei à assistência técnica novamente relatando o ocorrido, solicitando que os procedimentos de teste fossem repetidos novamente. Resultado: o computador ficou por cerca de 1 hora em testes e não desligou.
Com um pouco de insistência e habilidade descobrimos os dois vilões que estavam fazendo com que o computador não desligasse enquanto estava na assistência:
1- A temperatura ambiente - Como a assistência técnica contava com ar condicionado, o computador não desligava. Ao solicitar aos funcionários da assistência para que desligassem o ar condicionado em cerca de 5 minutos o computador desligou;
2- O setup - Nas configurações do setup do computador a temperatura para desligamento estava ajustada para 60ºC. Justamente por esse motivo, ao atingir 61ºC no Everest o computador desligava. Foi feita mudança para 70ºC, que é uma temperatura relativamente segura, e desta vez o computador não desligou mais.
Esse foi o capítulo final da novela.
Os problemas que aconteceram durante esta consultoria me fizeram ver o quanto eu ainda tenho a aprender. Não existe ninguém que seja bom o suficiente que ainda não tenha algo que precise ser melhorado.
$orte e $ucesso,
Claudio R. E. Boaventura