Desta vez venho falar sobre um programa que utilizo constantemente para manutenção dos computadores dos meus clientes. Trata-se do MVRegClean. A última versão (6.0) portátil do programa pode ser baixada neste link (este link não está mais funcionando). O post de onde baixei o software encontra-se aqui.
Os resultados apresentados são excelentes, melhorando a performance geral do computador.
O que ocorre é que o Windows acaba deixando muitos arquivos inúteis, sejam arquivos de instalação de programas, arquivos temporários, ou mesmo os arquivos das páginas de internet visitadas pelo usuário. Os testes deste post foram feitos no Windows 7 Ultimate 64 bits, com Service Pack 1 instalado, porém o programa também é compatível com o XP e Vista, tanto de 32 quanto 64 bits.
- - - Editado: 04/04/2011 às 13:30 - - -
No meu computador, após o término do escaneamento, alguns itens do Painel de Controle pararam de funcionar. Entrei em alguns fóruns da Internet e parece que o problema está especificamente na versão 6.0 do programa, rodando no Seven 64 bits. Por via das dúvidas, reforço a necessidade de fazer um BACKUP COMPLETO do registro antes de usar o programa.
- - - Editado - - -
Conforme a quantidade destes arquivos aumenta, a performance do computador vai diminuindo gradativamente, já que o Windows também precisa utilizar os recursos do processador para indexá-los, ao invés de dirigir a performance ao que realmente interessa.
Assim que tiver terminado o download do software, será necessário descompactá-lo. Caso você ainda não saiba como descompactar um arquivo, seguem abaixo os links para as duas partes dos artigos sobre o descompactador de arquivos 7-Zip:
Parte 1
Parte 2
Após descompactá-lo, basta acessarmos a pasta para onde o programa foi extraído. Nesta versão portátil não é necessária a instalação, só descompactar e usar. Uma coisa que achei desagradável ao usar o programa pela primeira vez foi o fato de abrir o site do desenvolvedor do programa e também o site do programa Hábil, além do acréscimo do botão "Parceiros" no programa. O restante continua muito bom. Para executarmos o programa, basta clicarmos no arquivo em destaque na tela abaixo:

Para que o programa comece a varredura do sistema à procura de erros, basta clicarmos no botão "Início":

Assim que a varredura terminar, será exibida a tela abaixo. Nesta tela, devemos apertar o botão "Exportar" para salvar uma lista com os arquivos que serão excluídos do sistema:
Como todo cuidado é pouco, é recomendável que seja feito um backup completo do registro antes de fazer qualquer mudança. Assim que o backup terminar, clique no botão excluir, nesta mesma tela:

$orte e $ucesso,
Claudio R. E. Boaventura
0 comentários:
Postar um comentário
Atenção: leia atentamente as regras antes de postar
Todos os comentários "anônimos" serão excluídos, portanto utilize as outras opções para comentar.
- Todos os comentários são moderados. Não é permitido o uso de palavrões, conteúdo ofensivo, pornográfico, preconceituoso, racista ou que fuja do assuntos das postagens;
- Só respondo aos comentários feitos aqui no blog. Dúvidas ou perguntas enviadas por e-mail não serão respondidas;
- Os comentários serão respondidos conforme a disponibilidade de tempo, entenda que tento ajudar todos gratuitamente, além disso tenho outras obrigações e não sou obrigado a atender ninguém prontamente, talvez demore algum tempo para eu responder;
- Links apontando para outros sites, sem a prévia solicitação, serão excluídos. Comentários com erros grosseiros de português não serão aceitos;
- O autor se reserva ao direito de rejeitar comentários que contrariem sua honestidade, integridade ou moral;
- É proibida a cópia integral do conteúdo deste blog sem a expressa autorização do autor. É permitido o uso do conteúdo para elaboração de novos artigos, desde que sejam mencionados a fonte e o link para o post original;
- Alguma dúvida? Fique a vontade para perguntar, pois o conteúdo aqui é feito por vocês e para vocês.
Obrigado pela visita!!!